O Caderninho de Desafios de Dash e Lily - David Levithan e Rachel Cohn

| |
Bom dia a todos!!!

Tudo bem com vocês?
Hoje trago a vocês a resenha do livro "O Caderninho de Desafios de Dash e Lily", escrito por David Levithan e Rachel Cohn e lançado pela Galera Record em julho desse ano.
Eu comecei a ler esse livro logo que foi lançado pelo Kindle, ainda não comprei o exemplar físico, mas pretendo fazê-lo em breve. Se vocês me acompanham pelo Snapchat, devem saber que eu empaquei na leitura desse livro sem motivo. Decidi colocá-lo na minha TBR Natalina, já que o livro tem tudo a ver com o final de ano e, acho que li no momento certo.
Terminei o livro pela madrugada e já precisei vir contar a vocês sobre ele!


Vamos lá conferir o que achei?


O livro conta a história de dois protagonistas que irão ''se conhecer'' a partir de um moleskine vermelho deixado em uma livraria.
Dash é filho de pais separados e não se dá bem com os pais, principalmente com o pai. Ele passou anos entre batalhas judiciais... Ele elabora uma mentira, onde diz a sua mãe que passaria o Natal com o pai e vice-versa e assim, ficará sozinho em sua casa durante as festas de fim de ano. Ah! E Dash simplesmente odeia tais festividades.
Lily ama o Natal e está muito triste pois esse é o primeiro ano em que a família não estará junta. Seus pais decidiram fazer uma viagem em comemoração aos seus 25 anos de casamento. o irmão de Lily, Langdon, vendo a tristeza da irmã, tem a ideia de criar um desafio para a irmã em um moleskine vermelho. Assim, ela pode se distrair.
Lily aceita o desafio e deixa o caderninho em meio às prateleiras da uma livraria. O que ela não esperava é que o moleskine seria encontrado por Dash que, além de aceitar o desafio, também proporia um desafio a ela.
É dessa forma que eles começarão a se conhecer, um propondo desafios ao outro, deixando o moleskine em locais um tanto inusitados, sem realmente terem se visto.


Esse livro foi meu primeiro contato com a escrita desses dois autores. Tenho muito vontade de ler os outros livros que ambos escreveram que são "Naomi e Ely e A lista do Não-Beijo" e "Nick e Nora Uma Noite de Amor e Música". Em ambos os casos, já assisti as adaptações e gostei, espero lê-los em breve.
A primeira coisa que me chamou a atenção em Dash e Lily foi a capa. Gente, essa capa é simplesmente maravilhosa! Eu fiquei tão maluca para ler esse livro, que só conseguia pensar nele durante dias!
Quando finalmente consegui pegá-lo para ler, eu fiquei em polvorosa! Talvez a minha animação tenha prejudicado e me feito parar a leitura. Quero muito ler esse livro novamente, quem sabe ano que vem, em formato físico e sem pausas. Acho que, por ter parado a leitura, que acabei dando 4 estrelas... Mas é incrível!
A narrativa dos autores é muito cativante e te envolve rapidamente. Uma coisa que é muito legal é que a narrativa é constante. Não dá para identificar quem escreveu o que dentro do livro. É tudo muito uniforme.
O livro tem uma dose de ironia tão suave e convidativa.. Traz ao leitor momentos divertidos durante a leitura. O livro também tem alguns momentos melancólicos.
A narrativa é feita em primeira pessoa, pela visão dos protagonistas, alternando entre os capítulos. O livro se passa entre os dias 21/12 e 01/01, então traz ao leitor um clima de final de ano.
Os protagonistas são verdadeiros opostos... Lily ama o Natal e é muito ligada a família; Dash odeia o Natal e tem vários problemas em casa; mas eles não deixam de ter suas semelhanças... Ambos estão em busca de algo que os façam se sentirem completos.
A medida que eles vão fazendo suas confidências e desafios, vão conhecendo melhor eles mesmos e revelando o que trazem dentro de si. O livro tem um ar reflexivo, trazendo momentos de reflexão ao leitor. Mas não pense que isso deixa o livro denso, pelo contrário, os autores conseguiram manter o ar leve e divertido de YA durante toda a leitura.
Em alguns momentos, eu lembrei de um filme que gosto muito chamado "Escrito nas Estrelas". Sabe, essa coisa de as pessoas estarem destinadas a se encontrarem, mas apenas quando o destino diz que é para ser? Eu ficava torcendo para que Dash e Lily se encontrassem, pensando em como seria se e quando eles se vissem. 
Eu realmente amei a leitura! A narrativa me envolveu do começo ao fim, adorei os personagens, a história é diferente e tudo se passa em Nova York... Ah! E tem neve!!!
Recomendo muito a leitura desse livro! Vale muito a pena e tem tudo a ver com o final de ano. Ótima pedida para os que gostam de leituras temáticas.

Por hoje é só...
Espero que tenham gostado...
Beijinhos


Nenhum comentário:

Postar um comentário