As Brumas de Avalon A Senhora da Magia - Marion Zimmer Bradley

| |
Bom dia!!!

Hoje é o último dia de 2013. Tenho 3 resenhas do Desafio Realmente Desafiante para postar ainda, então as postarei hoje. A Primeira é sobre o primeiro volume da série As Brumas de Avalon, intitulado "A Senhora da Magia".


Esse livro entra no desafio como a regra 12, ler um livro que você ganhou de presente de aniversário. Ganhei a série de presente da minha mãe no meu aniversário de 17 anos, em 2009. Ela pagou 29,90 no Submarino pelos quatro volumes da série. Havia começado a ler esse livro na biblioteca do meu curso técnico, mas os prazos eram pequenos e eu ainda estava em período de provas, então decidi esperar para ler sossegada.
Como comecei minha biblioteca em janeiro de 2009 e não parei mais, eles ficaram um pouco esquecidos e aproveitei o desafio para lê-los.
http://www.silencioqueeutolendo.com.br/2013/01/desafio-realmente-desafiante-2013_2.html

O livro conta a história do Rei Arthur pela perspectiva das mulheres que o rodeiam. Esse primeiro volume conta a história de Igraine, uma jovem de 18 anos, casada com o Duque da Cornualha, chamado Gorlois e que tem uma filha chamada Morgana. Igraine mora com os dois e sua irmã mais jovem, Morgause. Igraine não ama Gorlois, mas é uma esposa devotada, que acata as decisões do marido e, no fundo, gostaria muito de lhe dar um herdeiro homem.
Certa noite, Merlin e Viviane, irmã mais velha de Igraine, chegam a sua casa dizendo que tiveram uma visão que anunciava que o próximo filho de Igraine será o Grande Rei da Bretanha, porém seu pai não será Gorloi e sim, Uther Pendragon. Esse Rei terá o poder de libertar a Bretanha dos Saxões e unir cristãos e druidas.
O tempo passa e tudo o que foi previsto, acontece. Igraine se casa com Uther e dá a luz a Artur.
Com o passar dos anos, Morgana é mandada a Avalon para ser ensinada por Viviane, e Arthur para ser ensinado por Merlin.
Os dois irmãos ficam anos sem se ver. Morgana cresce devota a Grande Deusa e, em um ritual de fertilidade entrega sua virgindade ao futuro grande rei.
O que ela não esperava é que dessa noite, surgiria uma criança. A partir daí, muitos segredos são revelados e inúmeras surpresas acontecem.


Como já disse algumas vezes, amo a história de Rei Arthur. Na época que tomei a decisão de ler esse livro, estava assistindo a série Merlin, então fiquei louca para ler algo que contasse a história dele. Lembrei que tinha essa série e, como leria esse ano por conta do desafio, peguei o primeiro volume para ler.
A narrativa de Marion é muito boa. Infelizmente, o primeiro volume não me envolveu tanto quanto eu esperava. Acredito que isso seja pelo fato de começar a lê-lo esperando que fosse algo parecido com a série Merlin e não ser. Achei a ideia de contar a história sob pontos de vista femininos super interessante.
Outra coisa que estragou minha sede por esse livro foi ter assistido ao filme enquanto o lia. Eu estava por volta da página 50 e fiquei sabendo o que aconteceria no resto da série. Tenho certeza que esse foi o principal motivo para o livro não ter me envolvido. Por saber o que aconteceria, a leitura tornou-se previsível, me fazendo levar 1 mês para conclui-la.
Achei algumas coisas bizarras nesse livro, mas é interessante ver os rituais da época, presenciar a ''guerra'' entre as religiões, etc.
Os personagens são bem construídos e podemos conhecer toda a história de Arthur mesmo antes dele nascer. Descobrimos que Merlin não é uma pessoa, e sim, um título.
Recomendo que leiam a série! Já vi muitos que a odeiam e muitos que amaram. Com certeza, divide opiniões. Quero tentar ler o segundo volume agora em 2014. Quem sabe, depois de um tempo tendo assistido ao filme, a leitura me envolva mais.
Recomendo! Leiam As Brumas de Avalon e tirem suas conclusões! Mas, por favor, não assistam ao filme durante a leitura, isso poderá mudar sua visão da série!

Beijinhos



Nenhum comentário:

Postar um comentário