29 de outubro - Dia Nacional do Livro

| |
Bom dia a todos!!!

Vocês sabem que ontem foi comemorado o Dia Nacional do Livro?
Até o ano passado eu desconhecia essa data, agora não esqueço mais! kkk
Mas vocês sabem como surgiu esse dia? Porque o dia 29 de outubro? Querem saber?

Então, vamos lá...



Você sabe por que comemoramos o dia Nacional do Livro no dia 29 de outubro?
Foi nesse dia, em 1810, que a Real Biblioteca Portuguesa foi transferida para o Brasil, quando então foi fundada a Biblioteca Nacional e esta data escolhida para o DIA NACIONAL DO LIVRO.
Seu acervo de 60 mil peças, entre livros, manuscritos, mapas, moedas, medalhas, etc., ficava acomodado nas salas do Hospital da Ordem Terceira do Carmo, no Rio de Janeiro.
A biblioteca foi transferida em 29 de outubro de 1810 e essa passou a ser a data oficial de sua fundação. 
O Brasil passou a editar livros a partir de 1808 quando D.João VI fundou a Imprensa Régia e o primeiro livro editado foi "MARÍLIA DE DIRCEU", de Tomás Antônio Gonzaga.
Fonte: http://www.prolivro.org.br/ipl/publier4.0/texto.asp?id=557

Agora, trago alguns versos que ilustram o que é ler...

"Viajar pela leitura
sem rumo, sem intenção.
Só para viver a aventura
que é ter um livro nas mãos.
É uma pena que só saiba disso
quem gosta de ler.
Experimente!
Assim, sem compromisso,
você vai me entender.
mergulhe de cabeça
na imaginação!"
Fonte: Clarice Pacheco, Caderno de Poesias. AGE Ed. Porto Alegre, 2003.
"Livros são os mais silenciosos e constantes amigos; os mais acessíveis e sábios conselheiros; e os mais pacientes professores."
(Charles W. Elliot)
Nada como ler um livro para comemorar o dia, não!? O que vocês fizeram para comemorar? O que leram?

Espero que tenham gostado.
Beijinhos


3 comentários:

  1. Oi! ^^
    Faz pouco tempo que eu descobri sobre o dia do livro também! :)
    Pra comemorar eu li! Estou lendo "Once Upon a Time Tale - Despertar". Amanhã publico um "Li até a página 100" no blog pra contar como está sendo!

    Beijusss;
    http://hipercriativa.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oiii
      Ah que legal!!! Eu amo a série e estou louca para ler o livro.
      Me conta o que achou quando terminar! Beijos

      Excluir
  2. Oi, bom convido você para nosso niver de 1° ano do perdida nas histórias.
    http://perdidanashistorias.blogspot.com.br

    ResponderExcluir