Veneno - Sarah Pinborough

| |

Bom dia a todos!!!

Hoje, trago a resenha do livro "Veneno" para vocês, de Sarah Pinborough, primeiro volume da Saga Encantadas lançada aqui no Brasil pela Única Editora.
A editora estava a procura de blogueiros que quisessem resenhar o livro antes do lançamento. Para isso, bastava se inscrever e 5 blogs seriam selecionados. O "Amantes da Leitura" foi um dos sortudos.

Então, vamos a resenha...


 O livro é uma adaptação ao clássico conto de A Branca de Neve e Os Sete Anões, porém, o primeiro volume da saga Encantadas, intitulado Veneno, traz uma releitura sombria e sensual do clássico. É um ótimo início para uma saga e já espero ansiosamente pelos próximos.
Em Veneno, podemos ver que contos de fadas não são sempre feitos de felizes para sempre e passamos a perceber que a infelicidade pode ser a grande vilã, fazendo com que as pessoas se tornem más.
A rainha, possuidora de uma beleza etérea, foi criada e tratada para tornar-se a pessoa que era. Sendo obrigada pelo pai que a odiava (o motivo é expresso no livro) a casar-se com um rei bem mais velho que ela e que parece mais um suíno.
Lilith precisa conviver dia a dia com Branca de Neve, a princesa, que é quatro anos mais nova e tudo o que a rainha não é. Branca possui uma beleza incomum e uma naturalidade invejável, cavalga com um homem e usa calças, além de viver batendo papo com os anões.
Com a saída do Rei para uma campanha de guerra e seu retorno provelmente demorará anos, isso se ele retornar, a Rainha fica como a soberana total do castelo e aproveita a oportunidade para colocar Branca nos eixos. Nada de usar calças, cavalgar como um homem, perder tempo batendo papo com os anões e passear pela floresta. Branca de Neve deve se tornar uma dama invejável.
Aos poucos, a Rainha percebe que um erro pode ser fatal e o melhor caminho para se livrar de Branca é matando-a.

Eu sempre gostei da história da Branca de Neve, creio que quando criança era uma das minhas adaptações da Disney que eu mais assistia, mas com o passar do tempo ele deixou de ser meu favorito. Como algo que eu lia e assistia quando criança, gosto muito de ver novas adaptações da história, com personagens mais fortes, mais maduros. De certa forma, os personagens cresceram junto conosco.
Nesse livro, Branca se mostra uma protagonista que tem um brilho especial, que chama a atenção e está longe de ser uma menina frágil. É corajosa, indomável e tenta ver a bondade que existe dentro das pessoas, até mesmo da Rainha.
A madrasta não é tão má assim. Logicamente é uma bruxa e foi criada como tal, usando e abusando de seu poder e beleza para conseguir o que quer. Porém, somos apresentados a uma nova face da vilã, onde podemos compreender o motivo pelo qual ela é assim. Alguns trechos são focados em sua história o que, na minha opinião, acabou enriquecendo ainda mais o livro.
O lindo príncipe encantado acabou sendo uma surpresa para mim. Ele se mostra uma pessoa completamente diferente... (Leiam para saber o porque).
Veneno, além de trazer a história de Branca de Neve, traz uma mescla de vários contos famosos, como Aladdin e João e Maria. Os próximos volumes, Charm e Beauty, continuarão a história de Branca inserindo outros personagens a trama, como a Bela (minha princesa favorita após a Aurora).
Pode-se dizer que o livro tem um ótimo enredo, que flui de maneira envolvente, cheio de surpresas. Um conselho aos que lerem, como diz na capa do livro: “Repense seus vilões”…
As aparências podem enganar!
A capa do livro também está maravilhosa. Recomendadíssimo! Já estou a espera dos próximos.

 
Por hoje é só...
Espero que vocês tenham gostado.
Beijinhos

9 comentários: