14 de março - Dia Nacional da Poesia

| |
Bom dia!!!

Tudo bem?
Vocês sabiam que hoje é o Dia Nacional da Poesia? Já haviam ouvido falar dessa data?
Querem saber por que ela é comemorada?

Então, vamos lá...


A poesia é a arte da linguagem humana, do gênero lírico, que expressa sentimento através do ritmo e da palavra cantada. Seus fins estéticos transformaram a forma usual da fala em recursos formais, através das rimas cadenciadas.
As poesias fazem adoração a alguém ou a algo, mas pode ser contextualizada dentro do gênero satírico também.
Existem três tipos de poesias: as existenciais, que retratam as experiências de vida, a morte, as angústias, a velhice e a solidão; as líricas, que trazem as emoções do autor; e a social, trazendo como temática principal as questões sociais e políticas.
A poesia ganhou um dia específico, sendo este criado em homenagem ao poeta brasileiro Antônio Frederico de Castro Alves (1847-1871), no dia de seu nascimento, 14 de março.
Castro Alves ficou conhecido como o “poeta dos escravos”, pois lutou grandemente pela abolição da escravidão. Além disso, era um grande defensor do sistema republicano de governo, onde o povo elege seu presidente através do voto direto e secreto.




Eu peguei só um trecho do texto, mas vocês podem sabem mais, clicando na fonte abaixo.

Em homenagem ao aniversário de Castro Alves, trago a vocês também uma de suas poesias mais famosas. Ele é gigante, portanto, colocarei apenas um pedaço e deixarei o link.

O Navio Negreiro - Castro Alves

I

'Stamos em pleno mar... Doudo no espaço 
Brinca o luar — dourada borboleta; 
E as vagas após ele correm... cansam 
Como turba de infantes inquieta.

'Stamos em pleno mar... Do firmamento 
Os astros saltam como espumas de ouro... 
O mar em troca acende as ardentias, 
— Constelações do líquido tesouro...

'Stamos em pleno mar... Dois infinitos 
Ali se estreitam num abraço insano, 
Azuis, dourados, plácidos, sublimes... 
Qual dos dous é o céu? qual o oceano?...

'Stamos em pleno mar. . . Abrindo as velas 
Ao quente arfar das virações marinhas, 
Veleiro brigue corre à flor dos mares, 
Como roçam na vaga as andorinhas...

Donde vem? onde vai? Das naus errantes 
Quem sabe o rumo se é tão grande o espaço? 
Neste saara os corcéis o pó levantam, 
Galopam, voam, mas não deixam traço.

Bem feliz quem ali pode nest'hora 
Sentir deste painel a majestade! 
Embaixo — o mar em cima — o firmamento... 
E no mar e no céu — a imensidade!

Oh! que doce harmonia traz-me a brisa! 
Que música suave ao longe soa! 
Meu Deus! como é sublime um canto ardente 
Pelas vagas sem fim boiando à toa!

Homens do mar! ó rudes marinheiros, 
Tostados pelo sol dos quatro mundos! 
Crianças que a procela acalentara 
No berço destes pélagos profundos!

Esperai! esperai! deixai que eu beba 
Esta selvagem, livre poesia 
Orquestra — é o mar, que ruge pela proa, 
E o vento, que nas cordas assobia...

Por que foges assim, barco ligeiro? 
Por que foges do pávido poeta? 
Oh! quem me dera acompanhar-te a esteira 
Que semelha no mar — doudo cometa!

Albatroz! Albatroz! águia do oceano, 
Tu que dormes das nuvens entre as gazas, 
Sacode as penas, Leviathan do espaço, 
Albatroz! Albatroz! dá-me estas asas.



E aí, gostaram? Bom... Feliz Dia Nacional da Poesia!

Beijinhos


4 comentários:

  1. Olá, bom dia :D
    Feliz dia nacional da poesia!
    Fui conhecer a data no ano passado, pela faculdade. Acho muito legal essa data ser lembrada e "comemorada", já que faz parte de nossa cultura ^^
    Obrigada por compartilhar com os leitores :D
    Beijinhos
    Isabelle - http://attraverso-le-pagine.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oiii
      Obrigada!
      Ahh eu acho legal saber essas datas. Acho importante compartilhar com os leitores né?!
      Beijinhos

      Excluir
  2. OLá !
    Que legal não sabia que hoje comemorávamos essa data ! Muito interessante.
    A poesia na minha opinião é o tipo de texto, que mais toca na alma quando bem escrita ! Meu poeta favorito é Pablo Neruda !
    Ah e por grande coincidência, um dos primeiros poetas que li foi Castro Alves, minha mãe tinha uma coleção de livros dele em casa e eu desde pequena ficava "lendo" esses poemas, muito bom!!!
    Abraços
    Melissa
    decoisasporai.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oiii
      Eu gosto muito de poesias, mas não tenho um autor específico...
      Gosto muito de Fernando Pessoa, Castro Alves, Carlos Drummond de Andrade, Florbella Espanca, etc.
      Concordo com você. A poesia nos toca!

      Beijos

      Excluir