Top 10 - Melhores livros lidos em 2012

| |
Bom dia gente!

Hoje de manhã eu tomei a decisão de postar os 10 livros que mais me agradaram nesse ano de 2012. Primeiramente, queria que fossem cinco, mas como isso é extremamente difícil deixei 10. Para falar a verdade, ao estabelecer a meta de 10 livros eu já achei 15, para vocês verem como isso se tornou extremamente difícil, quase impossível. Inicialmente, a minha ideia era fazer uma lista com todos os livros que eu comprei ou ganhei esse ano, como um espécie de retrospectiva, mas como essa lista está com mais de 130 livros, eleger os 10 melhores se torna um pouco mais fácil e menos complexo. 
Claro que muitos livros mereciam estar nessa lista, mas esses foram livros que marcaram e que eu leria novamente sem problemas. Lógico que essa é a minha opinião e a mesma pode divergir da dos outros.

Então, estão curiosos?! Vamos lá... 

1º - Julieta, Anne Fortier 

Julie Jacobs e sua irmã gêmea, Janice, nasceram em Siena, na Itália, mas desde os 3 anos foram criadas nos Estados Unidos por sua tia-avó Rose, que as adotou depois de seus pais morrerem num acidente de carro. Passados mais de 20 anos, a morte de Rose transforma completamente a vida de Julie. Enquanto sua irmã herda a casa da tia, para ela restam apenas uma carta e uma revelação surpreendente: seu verdadeiro nome é Giulietta Tolomei. A carta diz que sua mãe havia descoberto um tesouro familiar, muito antigo e misterioso. Mesmo acreditando que sua busca será infrutífera, Julie parte para Siena. Seus temores se confirmam ao ver que tudo o que sua mãe deixou foram papéis velhos – um caderno com diversos esboços de uma única escultura, uma antiga edição de Romeu e Julieta e o velho diário de um famoso pintor italiano, Maestro Ambrogio. Mas logo ela descobre que a caça ao tesouro está apenas começando. O diário conta uma história trágica: há mais de 600 anos, dois jovens amantes, Giulietta Tolomei e Romeo Marescotti, morreram vítimas do ódio irreconciliável entre os Tolomei e os Salimbeni. Desde então, uma terrível maldição persegue essas duas famílias. E, levando-se em conta a linhagem e o nome de batismo de Julie, ela provavelmente é a próxima vítima. Tentando quebrar a maldição, ela começa a explorar a cidade e a se relacionar com os sienenses. À medida que se aproxima da verdade, sua vida corre cada vez mais perigo. Instigante, repleto de romance, suspense e reviravoltas, Julieta – livro de estreia de Anne Fortier – nos leva a uma deliciosa viagem a duas Sienas: a de 1340 e a de hoje. É a história de uma lenda de mais de 600 anos que atravessou os séculos e foi imortalizada por Shakespeare. Mas é também a história de uma mulher moderna, que descobre suas origens, sua identidade e um sentimento devastador e completamente novo para ela: o amor. 

O que dizer desse livro... Foi o primeiro que eu li nesse ano e também o que mais me encantou. Amo a história de Romeu e Julieta e amei essa nova visão dessa linda e trágica história de amor.
Anne Fortier escreve de forma envolvente... Gostei tanto que, assim que terminei, já queria lê-lo novamente. Eu havia emprestado o livro de uma amiga e acabei comprando-o no mês seguinte.
É uma história maravilhosa que vale a pena ser lida e degustada. O livro foi resenhado aqui no blog.

2º - A Ascensão dos Nove, Pittacus Lore 

Antes de encontrar John Smith, o Número Quatro, eu estava sozinha, lutando e me escondendo para continuar viva. Juntos, somos ainda mais poderosos. Mas isso só vai durar até precisarmos nos separar para localizar os outros. Fui até a Espanha em busca da Número Sete e encontrei mais do que esperava: um décimo membro da Garde, que conseguiu escapar vivo de Lorien. Ella é mais jovem que o restante de nós, mas igualmente corajosa. Agora estamos à procura dos outros — de John inclusive. 

Amo a série Os Legados de Lorien e, a medida que seus volumes vão sendo lançados, eles vão ficando ainda melhores. Esse último volume tem um final capaz de tirar o fôlego do leitor! O mesmo já foi resenhado aqui no blog.






3º - Um Sonho a Mais, Nanda Meireles 

Fabiana Andrade é uma jovem estudante de 17 anos com um único objetivo, passar no vestibular. Criada pela mãe costureira e abandonada pelo pai ainda muito pequena sentiu na pele as dificuldades de uma vida sem planejamento. Determinada, tem um sonho: fazer uma boa faculdade, abrir sua própria rede nacional de papelarias e dar a sua batalhadora mãe um bom descanso e uma digna recompensa por todo amor e cuidados dados a sua única filha. Um relacionamento era tudo o que ela não precisava, mas o destino lhe prega uma peça. Um antigo e apaixonado amigo é forçado a deixá-la. Uma nova e forte amizade se inicia. E um inesperado e arrebatador amor a encontra. Muita coisa acontece antes de Fabi entender a força e veracidade daquele amor. Confusões, intrigas, ciúmes, surpresas e decepções fazem de “Um sonho a mais” uma leitura divertida e viciante.

Esse é um livro lindo também, pequeno de escrita leve. Me rendeu momentos de raiva, apreensão, surpresa. Com esse livro, me permiti até sonhar... Pequeno e impossível de desgrudar os olhos. Já foi resenhado aqui no blog.

4º - As Memórias de Cleópatra O Beijo da Serpente, Margaret George

Numa magistral reconstituição do antigo Egito e da Roma dos césares, Margaret George conta - pela voz da própria Cleópatra - uma história épica e hipnotizante. Reis, rainhas, tribunos, senadores, gladiadores, eunucos, escravos e guerreiros movem-se numa saga luxuosa, que traz de volta à vida o reluzente reinado de Cleópatra, a rainha do Nilo. 
As Memórias de Cleópatra estão sendo publicadas em três volumes que podem ser lidos separadamente. No primeiro, A Filha de Irís, a rainha narra seu romance com o conquistador romano Julio Cesar, então o homem mais poderoso do mundo, até o momento em que ele é assassinado pelos senadores de Roma. No Segundo, Sob o Signo de Afrodite, Cleópatra, no auge de sua beleza e poder, descreve seu tórrido romance com outro general romano, Marco Antônio, e seus planos para construírem um novo império. 
No terceiro e último livro, O Beijo da Serpente, a rainha relembra sua luta e a de Marco Antônio, e seus planos para construirem um novo império. 
O deserto, as pirâmides e os monumentos em torno do Nilo, as tumbas dos antigos faraós, o esplendor de Alexandria, então a capital cultural do mundo, as sangrentas lutas de gladiadores no coliseu, em Roma, as guerras de conquista de Júlio César e Marco Antônio, as paixões e a volúpia de sexo e poder em que os personagens se envolvem estão no centro deste romance absorvente, que tornou Margaret George uma das maiores romancistas históricas da atualidade. 

A primeira vez que li a trilogia, ela foi emprestada porém, fiquei sem ler o último volume. Passei dois anos procurando por ela até que pude comprar. Logicamente, reli os dois primeiros volumes antes de ler esse último. É impossível não se emocionar com a história. Chorei até dizer chega nesse último volume. Magistralmente escrito por Margaret George. Vale a pena. Para saber um pouco mais sobre a trilogia basta clicar aqui.

5º - O Inverno das Fadas, Carolina Munhóz 

Existem pessoas normais em nosso planeta. Homens e mulheres simples que nascem e morrem sem deixar uma marca muito grande ou mesmo significativa na humanidade. Mas existem outros que possuem talentos inexplicáveis. Um brilho próprio capaz de tocar gerações. Como eles conseguem ter esses dons? De onde vem a inspiração para criar trabalho maravilhosos? São cantores com vozes de anjos, artistas com mãos de criadores e escritores imortais. Existe uma explicação para isso. Sophia é uma Leanan Sídhe, uma fada-amante, considerada musa para humanos talentosos. Ela é capaz de seduzir e inspirar um homem a escrever um best-seller ou criar uma canção para se tornar um hit mundial. A fada dá o poder para que a pessoa se torne uma estrela, um verdadeiro ícone, ao mesmo tempo em que se aproveita da energia do escolhido para alimentar-se. Causando loucura. E morte. 

Esse livro fez com que me apaixonasse novamente pela literatura nacional. Comprei-o achando que era literatura estrangeira, sei lá. kkk E me apaixonei pela história de Sophia. Um livro romântico e ao mesmo tempo intenso. Confira a resenha aqui.

6º - Jogos Vorazes, Suzanne Collins 

Após o fim da América do Norte, uma nova nação chamada Panem surge. Formada por doze distritos, é comandada com mão de ferro pela Capital. Uma das formas com que demonstram seu poder sobre o resto do carente país é com Jogos Vorazes, uma competição anual transmitida ao vivo pela televisão, em que um garoto e uma garota de doze a dezoito anos de cada distrito são selecionados e obrigados a lutar até a morte! Para evitar que sua irmã seja a mais nova vítima do programa, Katniss se oferece para participar em seu lugar. Vinda do empobrecido distrito 12, ela sabe como sobreviver em um ambiente hostil. Peeta, um garoto que ajudou sua família no passado, também foi selecionado. Caso vença, terá fama e fortuna. Se perder, morre. Mas para ganhar a competição, será preciso muito mais do que habilidade. Até onde Katniss estará disposta a ir para ser vitoriosa nos Jogos Vorazes?

O que dizer dessa trilogia... Jogos Vorazes traz uma história completamente inovadora.
Sempre tive vontade de lê-la, mas foi ao assistir ao filme que essa vontade ficou incontrolável. ''Larguei'' o livro que eu estava lendo e comecei esse. Os livros fluíram como água. Não tem como não se encantar pela história de Katniss. Uma história para rir, chorar, ficar apreensiva, torcer. Em outras palavras, maravilhosa! Confira a resenha aqui.

7º - O Fantasma da Ópera, Gaston Leraux 

Um homem deformado se esconde nos subterrâneos de um teatro e acaba se apaixonando por uma jovem atriz. Histórias de fantasmas e assassinatos cercam o personagem de mistério e completam o clima deste clássico da literatura. 

Nossa, como eu amo O Fantasma da Ópera! Seus filmes são maravilhosos... Só faltava ler o livro e, por sorte, em janeiro desse ano eu o achei. Era o que faltava para que eu me apaixonasse ainda mais. Um livro sombrio e intenso, mas também romântico e cheio de mistérios. Gaston Leraux narra a história de forma tão magistral que realmente somos obrigados a nos questionar se realmente O Fantasma da Ópera não foi real. Leia a resenha aqui.





8º - Um Homem de Sorte, Nicholas Sparks 

“Mas não estava em outra época e lugar, e nada daquilo era normal. Trazia a fotografa dela consigo há mais de cinco anos. Atravessou o país por ela.” “Era estranho pensar nas reviravoltas que a vida de um homem pode dar. Até um ano atrás, Thibault teria pulado de alegria diante da oportunidade de passar um fm de semana ao lado de Amy e suas amigas. Provavelmente, era exatamente isso de que precisava, mas quando elas o deixaram na entrada da cidade de Hampton, com o calor da tarde de agosto em seu ápice, ele acenou para elas, sentindo-se estranhamente aliviado. Colocar uma carapuça de normalidade havia-o deixado exausto. Depois de sair do Colorado, há cinco meses, ele não havia passado mais do que algumas horas sozinho com alguém por livre e espontânea vontade. (...) Imaginava ter caminhado mais de 30 quilômetros por dia, embora não tivesse feito um registro formal do tempo e das distâncias percorridas. Esse não era o objetivo da viagem. Imaginava que algumas pessoas acreditavam que ele viajava para esquecer as lembranças do mundo que havia deixado para trás, o que dava à viagem uma conotação poética. prazer de caminhar. Estavam todos errados. Ele gostava de caminhar e tinha um destino para chegar. 

Como vocês sabem, amo Nicholas Sparks. Seus livros, muitas vezes marcados pelo drama são maravilhosos. Nicholas simplesmente não tem dó de deixar o leitor com as emoções a flor da pele. São casais reais, e como reais, suscetíveis a diversas barbaridades. Creio que isso deixe o leitor mais próximo.
Eu colocaria todos nesse lista, mas como tenho que escolher, Um Homem de Sorte é uma ótima pedida. A história é linda e nos deixa com os nervos mais que a flor da pele. Impossível não se apaixonar por Logan Thibault. Não deixe de ler a resenha aqui.

9º - A Mediadora Crepúsculo, Meg Cabot 

Suzannah já se acostumou com fantasmas em sua vida. Eles a acordam no meio da noite, reviram seu armário e pregam-lhe peças ainda mais sinistras. Mas a jovem está diante de sua mais importante decisão: Jesse, o fantasma por quem é apaixonada, deve migrar para o mundo dos vivos, ou permanecer definitivamente no além? Agora, é vida ou morte...

Essa foi a primeira série de Meg Cabot que eu li e, com certeza não será a última. É uma série repleta de bom humor, não tem como não rir com as trapalhadas de Suzannah e não se apaixonar pelo fasntasma protetor, Jesse. Esse último volume é o melhor. Confira a resenha aqui.



10º - Invocação, Kelley Armstrong 

Tudo o que Chloe Saunders desejava era uma vida normal, como a de qualquer outra adolescente: ir à escola, fazer amigos e, quem sabe, conhecer um garoto. Mas quando ela começa a ver espíritos, e se comunicar com eles, percebe que sua vida jamais será como a das outras garotas. Em pouco tempo, os fantasmas estão por toda parte, exigindo sua atenção. 
Após seu primeiro surto, Chloe é enviada a uma instituição para crianças problemáticas. A principio, a Casa Lyle parece razoável, mas assim que conhece os demais internos – o charmoso Simon e seu sinistro e nada sorridente irmão Derek, a antipática Tori e Rae, que tem uma “quedinha” por fogo – Chloe começa a achar que algo estranho e ameaçador os reúne ali. Algo além de crianças com problemas comportamentais. 
E eles estão prestes a descobrir que a Casa Lyle não é mesmo um lar como outro qualquer... 

Namorei essa coleção por meses, até que finalmente comprei. Devorei os três livros. Me apaixonei pelos personagens e principalmente por Derek e Chloe. Envolvente e que traz diversos seres sobrenaturais juntos, o que torna tudo mais legal. Amei! Resenha aqui.

E aí, gostaram?!

Beijinhos


8 comentários:

  1. Oi Tify,
    estou para fazer essa lista lá no blog. Até amanhã eu faço. Bom, desses daí de cima, os que eu li e gostei bastante foram Um homem de sorte e Jogos Vorazes... Tenho bastante curiosidade de ler Invocação e Julieta.

    Beijos e um ótimo 2013,
    Lucas
    ondeviveafantasia.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oiii
      Faça sim e depois me mande o link para eu ver =)
      Leia assim que der são muito bons!

      Beijos e Feliz 2013 para vc tb!

      Excluir
  2. Gostei muito de sua lista, alguns eu não conhecia. E foi bom avaliar sua opinião singela das obras. O único que li foi Jogos Vorazes e tirando Cleópata, eu leria todos.
    Agora 2013 novas leituras, certo!
    Beijos e ótimo 2013
    www.leituradeouro.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que vc gostou! =)
      Eu amei As Memórias de Cleópatra, traz uma visão totalmente nova, diferente da que eu tinha. Mas cada um tem um gosto literário =)

      Feliz 2013, beijos

      Excluir
  3. A maioria ainda não li, mas tenho em casa O Inverno das Fadas.. Se foi uma das suas melhores leituras, tenho certeza que deve ser ótimo *-*

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olha, eu gostei muito!
      Foi graças a ele que voltei a ler livros nacionais...
      Muito bom mesmo!

      Excluir
  4. Quando o assunto é livros, ler ou ouvir opiniões enriquece os amantes da leitura. É uma comunidade onde podemos sermos nós mesmos.

    ResponderExcluir