Jogos Vorazes - Suzanne Collins

| |
Bom dia a todos!!!

Hoje, trago a vocês a tão esperada resenha (demorei para fazê-la, né?!) do livro "Jogos Vorazes", de Suzanne Collins. Esse é o primeiro volume da trilogia, e já traz uma ótima base sobre o que nos espera nessa trilogia.

Vamos a resenha...

No livro, a America do Norte que conhecemos não existe mais. Em seu lugar existe Panem. Anteriormente formada por treze distritos, tendo esse último sido dizimado durante a revolta. Os doze distritos restantes são rigorosamente governados pela Capital.
Como uma forma de "castigo" (isso para mim é mais que punição), todos os anos, cada um dos distritos deve sortear dois jovens (um menino e uma menina), entre 12 e 18 anos, para lutarem até a morte nos Jogos Vorazes, de onde apenas um sairá vitorioso.
Um detalhe, os Jogos Vorazes é um show televisivo, ou seja, a Capital se diverte com isso.

E é aí que a história começa...
Katniss Everdeen tem 16 anos e tornou-se a chefe da casa desde a morte de seu pai, já que sua mãe se recolheu em seu próprio mundinho para viver na tristeza e sua irmã, Primrose Everdeen era pequena e precisava de apoio. Katniss faz de tudo para que sua família tenha a melhor vida possível na Costura, a parte mais pobre do Distrito 12.
Ao lado de seu melhor amigo, Gale, Katniss quebra toda as regras, se aventurando sempre que possível, até os limites da cidade para caçar e vender tudo o que conseguir no Prego (o mercado negro do Distrito 12).
Porém, em dia de "Colheita", a rotina não é a mesma... Toda Panem está se preparando para o sorteio dos tributos da 74ª edição dos Jogos Vorazes.
Katniss e seu amigo estão apreensivos, já que seus nomes foram colocados muitas vezes na urna. Mas pelo menos, Prim terá um único papel para concorrer.
Prim está muito nervosa, mas Katniss tenta acalmar a irmã dizendo que as probabilidades de que ela seja escolhida são quase inexistentes...
Só que, como nada é do jeito que esperamos, é CLARO que o nome de Primrose Everdeen é sorteado.
Desesperada frente a perspectiva de que sua amada irmã irá para um combate mortal do qual provavelmente não voltará, Katniss se oferece para ir no lugar de Prim. (ela é a primeira voluntária do distrito, o que chama muito a atenção da Capital). A seu lado, o segundo sorteado é o filho do padeiro, Peeta Mellark.
Os dois são então, levados à Capital, onde começam os preparativos para o Grande Evento. Em meio a muito luxo, testes e entrevistas... O Distrito 12 se destaca, mostrando-se um show à parte, graças a Cinna, que garante que Katniss seja lembrada por muito tempo.
Porém, a coisa começa a realmente acontecer quando os 24 tributos são jogados na arena. Agora é cada um por si, apenas um sairá vivo.

Bom, o que dizer desse livro... Gostei tanto dele que fica difícil expressar em palavras o quanto.
É uma história inovadora, com ideias que não foram vistas em outros livros. A narrativa de Suzanne Collins é envolvente... Basicamente o tipo de livro onde você só consegue parar de ler no final... E os outros seguem o mesmo ritmo.
Lógico que não posso contar muitas coisas a vocês, mas o livro é sem comentários... Envolvente, cheio de ação, surpresas...
Eu assisti primeiro ao filme, e gostei tanto, que no mesmo dia comecei a ler o livro.
Os DOIS estão recomendadíssimos... Trago o trailer a vocês para deixar um gostinho de quero mais! kkkk



Por hoje é só... Espero que tenham gostado!
Só mais uma coisa a dizer: "Feliz Jogos Vorazes... E que a sorte esteja sempre a seu favor"... kkk =)

Beijinhos


16 comentários:

  1. Amei a resenha, fico feliz que tenho conseguido fazer. Criei uma relação de amor e ódio com essa trilogia q até hoje não consegui terminar minha resenha srsrsrs mas amei Jogos Vorazes.

    http://lilianejessica.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ahh obrigada. =)
      nossa, jura?! kkkk pq?

      Eu também amei esse livro... Mas resenhá-lo foi um pouco difícil... Quando o livro é muito bom, fica difícil se segurar e não contar o que acontece.. kkkk

      Excluir
    2. Nisso somos iguais, quando gosto do livro tenho q me segurar p não contar tudinho srsrsr
      Eu deixei p resenhar os três de uma vez e acabou que teve muita coisa que eu mudaria e o final não foi como eu imaginei, tenho que me acostumar com finais inesperados. AMEI o primeiro livro, ADOREI o segundo e fiquei com RAIVA do terceiro :)

      Beijos
      http://lilianejessica.blogspot.com.br/

      Excluir
    3. kkkkkk
      Eu tsmbém mudaria muitas coisas, principalmente no terceiro... Achei também que faltou algo a mais...

      Beijos

      Excluir
  2. Olá :)
    Eu amei tanto o livro quanto o filme
    Essa é uma das minha série favoritas.
    Dos 3 o meu preferido é Em Chamas.
    Saudade enorme do Cinna e do Buttercup *-* shuashausha
    Beijinhos
    http://fulanaleitora.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Nossa, eu vi o filme e quero muito ler os livros,
    pois gostei muito e vejo só as pessoas falar bem dele.

    Parabéns pela resenha.

    beijokas!

    ResponderExcluir
  4. Adoro o filme e os três livros! Não vejo a hora de sair Em Chamas no cinema *_*
    Jogos Vorazes é uma das únicas adaptações que eu curti meeesmo. Está no mesmo nível que o livro pra mim ^_^

    Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu tb amei Lu!!!
      Nossa, estou ansiosa para isso! Tomara que não demore muito!
      Realmente, a adaptação foi excelente!!

      Beijos

      Excluir
  5. Adorei sua resenha...
    Ainda me dói lembrar as provações da Katniss e do Peeta, juro que passei uns bons três dias após ler cada livro, sofrendo por eles...rs..

    Parabéns!

    Lu. Franzin

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada
      Nossa, eles passaram por muita coisa... Eu terminava o livro e começava o outro, mas ficava pensando no que aconteceu no livro, o que poderia acontecer...

      Obrigada!

      Excluir
  6. Muito bacana a resenha! Mas eu não mudaria nada , para mim a trilogia perfeita... E eu que torcia o nariz para literatura futurista! rs
    Bjs
    http://mundoliterando.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada!
      Eu mudaria só algumas pessoas que morreram, mas a trilogia é perfeita mesmo!

      kkkk
      Beijos

      Excluir
  7. A série é ótima! Eu gostei de Jogos Vorazes, mas para mim Em Chamas é o melhor de toooooooodos!
    Ótima resenha!

    Beijos!
    www.desejoliterario.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É ótima mesmo!
      Em Chamas também é o melhor para mim =)
      Muito obrigada.

      Beijos

      Excluir