O Morro dos Ventos Uivantes - Emily Brontë

| |
Bom dia!

Minha escolha de livro para hoje é "O Morro dos Ventos Uivantes", lançado em 1847. Foi o único romance da escritora britânica Emily Brontë. Hoje considerado um clássico da literatura inglesa, recebeu fortes críticas no século XIX. Teve várias adaptações para o cinema e para televisão, originando uma canção de sucesso, "Wuthering Heights", composta e interpretada por Kate Bush, em 1978, e mais tarde, regravada pela banda de power metal Angra, em 1993.


Antes de começar a falar sobre o livro, acho necessário falar um pouco sobre a vida da autora, que morreu tão jovem e viveu em uma sociedade muito recatada. Emily Jane Brontë, nasceu no dia 30 de julho de 1818. Foi uma escritora e poetisa britânica, autora do romance Wuthering Heights, hoje considerado um clássico da literatura mundial. Era a segunda irmã mais velha das três sobreviventes irmãs Brontë, entre Charlotte e Anne. Ela escrevia sob o pseudônimo masculino Ellis Bell. É, das três irmãs, a que menos se têm informações, vivendo reclusa e introvertida.
Para maiores informações, deixo um link http://pt.wikipedia.org/wiki/Emily_Brontë, de onde tirei o trecho acima.
Bom, vamos a resenha do livro.

Inicialmente a história é contada pela governanta Ellen Dean, ao locatário da Granja dos Tordos enquanto se encontrava adoentado. A trama tem início com a viagem do patriarca da família Earnshaw que, ao retornar para O Morro dos Ventos Uivantes, traz consigo um pequeno órfão, Heathcliff. Ele acaba sofrendo com os ciúmes do filho do senhor Earnshaw, Hindley, enquanto Catherine, a irmã de Hindley, se afeiçoa por ele.
Com a morte do Sr. e Sra. Earnshaw, Heathcliff passa a ser humilhado constatemente por Hindley, se tornando bruto e melancólico. Mesmo amando Heathcliff, Catherine decide se casar com Edgar Linton, o qual tem melhores condições de sustentá-la. Revoltado, Heathcliff deixa a fazenda. Alguns anos mais tarde, quando retorna, está rico, o que chama a atenção de Catherine (não só pelo dinheiro, mas também por voltar a ver seu tão amado Heathcliff) e desperta os ciúmes de Edgar.
Quando Catherine tem uma filha e morre logo em seguida, Heathcliff resolve se vingar de Hindley e Edgar.
Em busca de vingança, casa-sa com a irmã de Edgar, Isabella, com quem tem um filho, Linton. Hindley, cai no vício dos jogos e da bebida e perde todos os seus bens para Heathcliff. Hareton, filho de Hindley, fica sem herança, se vendo obrigado a trabalhar para Heathcliff, e defender o patrão de possíveis insultos.
Pouco antes da morte de Edgar, Heathcliff casa Linton com Cathy (filha de Catherine),  e consequentemente, todos os bens da família Linton, passam para as mãos de Heathcliff. Nesse meio tempo, Linton morre. Heathcliff, acredita ter concluído sua vingança, porém o fantasma de Catherine o atormenta cada vez mais e é aí que ocorre uma reviravolta na história.

Eu sei, a história é meio complexa e trágica, porém, acabei gostando muito do livro. Confesso que tenho uma certa paixão  por histórias trágicas, esses romances proibidos, kkkk... O livro citado anteriormente, conta a história de um amor, marcada pelos ciúmes e a inveja, e mais tarde, pela vingança. Emily Brontë, revolucionou as bases de uma sociedade conservadora criando um anti-heroi como Heathcliff, tão frio. Por fim, acho que ler esse livro vale a pena. Trata-se de uma história contada como nunca antes, mostrando os males que a vingança pode nos trazer. Em relação as adaptações cinematográficas, são muitas, possuo grande parte delas. A minha preferida é a de 2009, a qual foi dividida em duas partes, ela é sombria, com uma excelente interpretação dos personagens, principalmente o de Heathcliff. O filme conseguiu me envolver do inicio ao fim, muito bom...
Recomendo a todos que leiam o livro, que, apesar de ser complexo, nos traz muitas lições e muitos questionamentos...Afinal, Heathcliff teria sido um homem melhor, sem os ataques de ciúmes de Hindley? Catherine, teria sido feliz se escolhesse Heathcliff? Quais os mistérios que envolvem o passado de Heathcliff?

Espero que gostem...Beijos



Nenhum comentário:

Postar um comentário